Sexta-feira foi o dia do vídeo sobre "Marcas no Papel". Um pouco de teoria sobre como podemos desenhar com linha e com tom (acabei me lembrando de como o assunto é tratado no livro do Andrew Loomis, e que se o PDF não estivesse tão ruim, até colocava por aqui), e da importância de garantir que seu desenho tenha a presença de três tons chave (um claro, um médio e um escuro) para ajudar na tridimensionalidade - e como você pode compor o lugar que a pessoa vai olhar primeiro no desenho com isso.
Adoro essa parte, porque quando a gente está começando (infelizmente os meus desenhos só parecem toscos de quem está começando, mas estou longe disso) a tendência é sempre fazer um cinza chapado geral - que deixa as coisas completamente... Chapadas (com o perdão da repetição). Acho que é isso que me incomoda também em muitos artistas de retrato da rua: aquele sombreado todo igualzinho, esfumado com algodão...
Fica de lição de casa: preparar alguns exercícios para mim mesma praticar uma linha que apresente três tons (não essa coisa toda igual que eu faço) e alguns exercícios de sombreado (para retreinar a mão).
O rabisco que ilustra esse post...
É o desenho de sexta-feira passada. Ainda tenho uma meta (nada gravado em pedra) de tentar desenhar e postar um comentário sobre o desenho no mesmo dia - ainda não deu, como você pode ver, estou um pouco atrasada.
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